Você está aqui: Página Inicial Notícias VII EBEM aconteceu em Belém do Pará

VII EBEM aconteceu em Belém do Pará

Os Encontros Brasileiros de Educação e Marxismo têm se constituído, nos últimos anos, como um importante espaço de debate acadêmico/político no Brasil para pensar a educação articulada às lutas sociais.
VII EBEM aconteceu em Belém do Pará

VII EBEM

Configura-se como estratégia de aglutinação e de ação dos marxistas vinculados à educação, entendendo que a perspectiva marxista constitui-se como teoria e prática capazes de desvendar as contradições da ordem do capital e apontar para a constituição da sociedade comunista. O marxismo é fundamental para construir alternativas conjunturais que potencializem a ação das classes trabalhadoras no enfrentamento cotidiano das práticas que buscam aniquilar o seu protagonismo histórico.

O VII EBEM teve como tema central: Luta de Classes e Educação: Teorias Pedagógicas e Organização para a Revolução e discutiu e analisou as questões que perpassam a sociedade capitalista, buscando evidenciar a opressão sofrida pelas classes populares, as lutas que, diariamente, de modo organizado ou não, ocorrem no afã da busca de diminuir e eliminar as desigualdades sociais. 
No VII EBEM foram apresentados resultados de pesquisa que utilizam a teoria social marxista, cuja concepção de mundo é a igualdade e a liberdade social, e que adotem o eixo do materialismo histórico e dialético nas análises sociais.
O foco central do EBEM é a discussão das questões sociais, considerando o papel da educação, enquanto superestrutura, que pode contribuir, dentro de uma autonomia relativa, para a superação do modo de produção capitalista.
O evento tem como principais objetivos:

  • Analisar, a partir da perspectiva marxista, as políticas sociais, com ênfase para a educação, procurando contribuir para a implementação de uma educação com qualidade social;
  • Promover o diálogo entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, vinculados a programas de pós-graduação, em torno da temática do evento;
  • Contribuir para a melhoria da formação de professores da educação básica e de estudantes de pós-graduação e de graduação.
  • Promover o diálogo entre a Universidade e os Movimentos Sociais sobre a relação entre educação, sociedade e transformação social.

 

O VII EBEM foi realizado de 03 a 05 de maio de 2016
Local: Belém-Pará, na Universidade Federal do Pará

Inscrições dos trabalhos: SOAC

EIXOS TEMÁTICOS:

  1. Marxismo, concepção e método
  2. Marxismo, Educação e Escola
  3. Marxismo, Educação e Universidade
  4. Marxismo, Luta de Classes e Opressões
  5. Marxismo, Políticas Públicas e Práticas Educativas
  6. Marxismo, Educação e Pedagogia Socialista
  7. Marxismo, Educação e sindicalismo
  8. Marxismo, Movimentos Sociais e Educação